>Desenho Técnico::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Picture
Desenho de uma peça, segundo as convenções do desenho técnico.
(Desenho é Comunicação)
       "(...) No Desenho Técnico esta diversidade na representação e na interpretação não é admissível, devendo o mesmo objecto, num determinado tipo de figuração, ser representado sempre da mesma maneira, de forma completa e rigorosa, sem qualquer ambiguidade. (...)"            
              Luís Veiga Cunha in "Desenho Técnico". Publicações FCG

O desenho técnico exige uma linguagem visual própria, onde cada tema (objecto), adquire sempre a mesma configuração (desenho) e rigor, mesmo quando efectuado por pessoas diferentes.
É uma forma de expressão gráfica que utiliza um conjunto constituido por linhas, números, símbolos e indicações escritas normalizadas internacionalmente, que eliminam todas as interpretações subjectivas, beneficiando a clareza e a rapidez de execução.
A interpretação desta linguagem requer treino para que seja devidamente executada, na medida em que utiliza figuras planas (bidimensionais), para representar formas espaciais.

Com base nas regras da geometria descritiva, o desenho de projecto define completamente todos os seus elementos, bem como as relações mútuas entre eles.


Elementos do Desenho Técnico:Projecções Ortogonais (vistas do objecto, perspectivas); Cortes; Traçados; Escalas e Cotas.